| Autor |
Mensagem |
Tunes
|
|
Assunto: Rolamentos cubo da roda
Enviada: Mar 08, 2010 - 11:40 AM
|
|

Status: Offline
|
|
Boas
Tenho folga nas rodas dianteiras, parece-me ser dos rolamentos das rodas.
Como vou ser eu a tratar disso foi ao site da paddock para encomendar o material, a duvida aparece quando eu vejo dois retentores para estes rolamentos, um inner e um outer, no manual de reparação sou identifica um retentor neste caso o inner.
Será que é uma protecção extra para o rolamento de fora ?
Foi comparar com um site Portugues e so vende um retentor por um Kit de dois rolamentos o que comfere o maual.
Alguem ja mudou estes rolamentos ? Alguem teem opniao ?
Obrigado e cumprimentos |
_________________ Land Rover Discovery 300 tdi 95
rookiexr@gmail.com
|
| |
|
|
|
 |
artsand
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 08, 2010 - 03:40 PM
|
|

|
|
Boas Tunes
Antes de encomendares o que quer que seja tenta dar um aconchego á porca......estas coisas são normais de acontecer e é um dos pontos a andar sempre em cima nos Discos.....
De qualquer maneira existem duas folgas nas rodas (da frente.....) uma folga em que tens as mãos nas 12 e 6 horas......e outra em que tens as mãos nas 9 e 3 horas.....a primeira é normalmente os rolamentos do swivel a segunda é normalmente os rolamentos do cubo da roda.....normalmente ajusta-se o cubo e se mesmo assim ainda tiver folga (nas 12 e 6) arranca-se para o swivel....
O retentor que não identificas no workshop manual é o que se aplica nos eixos de 10 estrias antigos......até ao VIN JA032850........antes mesmo do Disco 200, penso que o site da Paddock tem um erro......normalmente e depreendo que tens um 300 só tens um retentor....e é o FTC4785...
Bons Trilhos |
|
|
 |
Tunes
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 08, 2010 - 06:12 PM
|
|

|
|
Boas
Eu abanei a roda com ela no solo no sentido 12 - 6 e tinha folga , das 9 - 3 não vi, no proximo fds meto o carro no ar e vejo melhor essas folgas.
E se a folga for nos rolamentos do swivel aí é mesmo para trocar ?
Isso de dar mais um aperto é normal a malta ir fazendo ?
Quero dizer a folga vai aparecendo e nós pimba aperta até dar ?
Cumprimentos |
rookiexr@gmail.com
|
| |
|
|
|
 |
Tunes
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 08, 2010 - 08:42 PM
|
|

|
|
Boas
Estava aqui a ver o manual de reparação e faz sentido a folga da swivel ser no sentido das 12 - 6 e não das 9 - 3, pois os rolamentos da swivel estao colocados em cima (12) e em baixo (6).
Não concordam ?
Cumprimentos |
rookiexr@gmail.com
|
| |
|
|
|
 |
tempplario
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 09, 2010 - 09:46 AM
|
|

|
|
Boas
Sim é verdade...mas atenção a afinação do swivel é feita com umas anilhas e balança.Não é apertar
Com o passar do tempo os rolamentos vai ficando mais soltos e o que se deve fazer é ir retirando algumas anilhas e apertar novamento 65N, ou seja o aperto é sempre igual a diferença é que com menos anilhas vai ficando cada vez mais justo, o "peso" ideal é 1,5kilos.
Para pesar deve-se desmontar as barras e o disco.Quando puxamos pelo braço que segura as barras no sentido horizontal(como se as rodas estivessem a virar)com uma balança de mola a mesma deve ter 1,5 kilos
Sei que está um pouco confuso...
Obrigado |
|
|
| |
|
|
|
 |
artsand
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 09, 2010 - 03:53 PM
|
|

|
|
Boas
Ora bem....vamos lá por partes...
| Citação: |
Boas
Estava aqui a ver o manual de reparação e faz sentido a folga da swivel ser no sentido das 12 - 6 e não das 9 - 3, pois os rolamentos da swivel estao colocados em cima (12) e em baixo (6).
Não concordam ? |
Tanto que concordam que foi isso que te explicaram....tipo eu.....
| Citação: |
Com o passar do tempo os rolamentos vai ficando mais soltos e o que se deve fazer é ir retirando algumas anilhas e apertar novamento 65N, ou seja o aperto é sempre igual a diferença é que com menos anilhas vai ficando cada vez mais justo, o "peso" ideal é 1,5kilos. |
Bem, eu teno uma máxima que sigo em tudo (ou tento seguir.....) e que é o seguinte....existem duas maneiras de fazer as coisas....ou fazes bem feito.....ou não fazes....simples né???
Quando dizes que se deve apertar a 65N tá incorrecto.....é por isso que valores de torque não se memorizam ou escrevem em papelinhos....em função da liga utilizada ou de técnicas na construção os apertos podem sofrer alterações....e é o caso......o valor de torque são 78N após a aplicação da bela loctite...primeiro verificas com a balança que o valor tá certo e somente no final dás o torque....
Seguidamente falas de valor ideal 1.45 Kg... o valor ideal ao fim ao cabo não existe...tens uma margem que vai de 1.16Kg a 1.46KG.....não é 1.5....isso já tá muito apertado....
Não precisas nem deves desmontar o disco.....no entanto tens de desmontar o anel por trás do swivel onde tem o seal...para este não prender na bola.....
Mas não te preocupes que a tua explicação não tá confusa....
Bons Trilhos |
|
|
 |
tempplario
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 09, 2010 - 04:25 PM
|
|

|
|
Boas
Obrigado, pela explicação, são os pormenores é que fazem a diferença...
Fazer é diferente de explicar como se faz...
Quanto á situação dos 65N e 78N, talves seja no meu diferente tendo em conta que só tenho um rolamento no swivel
Obrigado |
|
|
| |
|
|
|
 |
flopez
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 16, 2010 - 09:23 PM
|
|
|
|
Ora bem, por experiência...
Quando falamos em torques estamos a falar no torque de aperto ou no preload das swivel?
O torque de aperto dos parafusos do pino do rolamento da swivel é realmente os 78N, mas o preload é de 7 kg medido com balança sem os braços de direcção montados e com tudo no lugar incluindo os retentores da bola.
Um dos sintomas de folga nas swivel é fuga de massa pelo retentor da bola.
Para reduzir a folga tens de tirar o pino e jogar com a combinação das anilhas, vais ter sempre de tirar. São 3 normalmente e tem alturas diferentes. Tens de conseguir os 7 kg.
Se não houver folga nos pinos, a folga dos rolamentos do cubo pode sentir-se também jogando com a roda nas 12 e 6 horas.
Em resumo, se não tiveres fuga nas bolas desmonta a manga de eixo e aperta os rolamentos dos cubos. |
|
|
| |
|
|
|
 |
artsand
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 16, 2010 - 11:02 PM
|
|

|
|
Boas
Bem.....essa experiência tá toda descambada......deves ter feito confusão aí em algum lugar....ou eu não percebo um boi disto......
| Citação: | | Quando falamos em torques estamos a falar no torque de aperto ou no preload das swivel? |
Estamos a falar de força de aperto....
| Citação: | | mas o preload é de 7 kg medido com balança sem os braços de direcção montados e com tudo no lugar incluindo os retentores da bola. |
O preload segundo o manual do fabricante situa-se entre 1.16 e 1.46Kg, e não sei onde desencantas-te essa informação dos 7 Kg mas tou curioso por saber.....
Quanto ao tudo montado secalhar é daí que te aparecem os 7 Kg (mas não mencionados em lugar nenhum pela LR)uma vez que será quase impossível alcançar os acima mencionados valores com isso tudo montado....agora pelo manual (e já o fiz algumas vezes...)é como descrito anteriormente....
| Citação: | | Um dos sintomas de folga nas swivel é fuga de massa pelo retentor da bola. |
È relativo...normalmente é sinal que o Oil seal foi com os porcos...pode ter origem na folga do swivel mas reapertares o swivel só vais agravar a fuga....ao acontecer-te a fuga tens obrigatoriamente de mudar o seal....
| Citação: | | Se não houver folga nos pinos, a folga dos rolamentos do cubo pode sentir-se também jogando com a roda nas 12 e 6 horas. |
Bolas...se não tiveres folga no swivel e com as mãos nas 12 e 6 horas tiveres folga no cubo podes prepara-te para mudar é os rolamentos do cubo e com um bocado de sorte o cubo em si.........ou então a manga de eixo tá desapertada...mas isso são outros 500.......
| Citação: | | Em resumo, se não tiveres fuga nas bolas desmonta a manga de eixo e aperta os rolamentos dos cubos. |
Não precisa de desmontar a manga de eixo....se tiver jante de ferro é mesmo só desmontar a falange onde encaixa a borracha no centro do cubo da roda....com jante de alúminio tens de sacar a jante porque normalmente não tem sitio para passar a falange....
Vou aqui deixar as cópias do manual de oficina do fabricante que assim tiramos as dúvidas todas.....
O procedimento do Preload do Swivel
Bons Trilhos |
|
|
 |
flopez
|
|
Assunto:
Enviada: Mar 17, 2010 - 12:59 AM
|
|